quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

A 13ª Emenda - de Ava DuVernay



13ª Emenda é um documentário dirigido por Ava DuVernay, que questiona toda uma estrutura de sociedade dos Estados Unidos. O filme apresenta um ponto de vista claro, que com fatos, esclarece a sua opinião e consegue entregar fatos tão reveladores, que quando ele mostra uma opinião contrária, você percebe sem dificuldade, o quanto o contra argumento é fraco. A premissa é fácil de entender, a 13ª emenda destruiu a escravidão que existia nos Estados Unidos naquela época, mas ao mesmo tempo criou um novo tipo de escravidão. Para apresentar esse argumento, eles mostram a emenda.

A 13ª Emenda diz:
Seção 1Não haverá, nos Estados Unidos ou em qualquer lugar sujeito a sua jurisdição, nem escravidão, nem trabalhos forçados, salvo como punição de um crime pelo qual o réu tenha sido devidamente condenado.
Seção 2O Congresso terá competência para fazer executar este artigo por meio das leis necessárias.

A parte em negrito é a parte em que o filme mais foca. O filme traça uma linha do tempo do governo Lincoln até o governo Obama, e destaca fatos históricos como o filme “O nascimento de uma Nação”, a segregação racial, a luta pelos direitos civis, A Lei e Ordem de Nixon, o governo de Ronald Regan e os três strikes de Clinton, dentro de uma edição excelente, que usa a trilha sonora, imagens históricas e vídeos famosos nas transições para entregar um exemplo visual, do que os especialistas estão retratando na narrativa.


O filme é bem claro e te obriga a ter uma inevitável reflexão, pois com fatos claros, que não abrem espaço para questionamentos de fontes, se torna o maior destaque do ano até agora para mim.



Texto: Leandro Ferreira

Disponível no NetFlix

Nenhum comentário:

Postar um comentário